27
set

Brucelose, produtores devem vacinar o rebanho.

27/09/2012 09:28 h | Geral

A Brucelose é uma doença grave causada pela bactéria Brucellaspque ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem. Segundo a médica veterinária da COOPA em Ibiá, Elisangela Carneiro a vacinação é obrigatória para todas as bezerras de 3 a 8 meses. Elisangela também explica que as bezerras vacinadas devem ser marcadas no lado esquerdo da cara com um “V” e o número final do ano da vacinação. Ex: V2 – vacinação efetuada em 2012.

Animais doentes, positivos ao teste para Brucelose, devem ser marcados com um “P” no lado direito da cara e encaminhados para abate em frigorífico sob inspeção oficial ou destruição na propriedade sob vistoria de funcionário oficial.

Os sintomas da Brucelose bovina são: retenção de placenta (após dar cria, o animal continua com a placenta colocada, aborto geralmente entre o 7° e 9° mês de gestação, artrite (junta inchada), orquite (bolsa escrotal inchada). Quando fêmea infectada aborta ou dá cria, a bactéria que causa Brucelose contamina pastagens, água, alimentos, estábulos e outros animais, por meio de corrimento vaginal, restos de placenta ou do feto abortado.

O homem pode adquirir a doença ao entrar em contato com animais doentes, carnes e miúdos contaminados, restos de placenta, fetos abortados, tomando leite cru ou mal fervidos e comendo queijo fresco produzido com leite cru.  No homem, os sintomas mais frequentes são: febre, dor muscular, artrite.

A única maneira de evitar a Brucelose é com a vacinação, sendo dose única protegendo a fêmea por toda vida.

 Campanha de Vacinação

 A COOPA realiza duas campanhas de vacinação contra brucelose durante o ano. Nos meses de março a abril e, entre, outubro e novembro, os fornecedores de leite da cooperativa recebem a visita nas fazendas de profissionais que fazem a vacinação dos animais.

Para os produtores não fornecem de leite para COOPA, o serviço também é disponibilizado, basta que entre em contato com a COOPA mais próxima à sua propriedade e agende a visita.

As primeiras propriedades a serem atendidas serão na região de Ibiá/Pratinha, a partir de amanhã, dia 28/09. Na próxima semana as regiões a serem atendidas serão Santo Antônio do Quebranzol (Patrocínio) e o município de Guimarânia. Mais informações na Assistencia Técnica da COOPA pelo (34) 3515-7324, com Adriana.

Facebook Twitter