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Cooperativismo tem nova marca internacional

25/11/2013 15:38 h | Geral

O movimento cooperativista mundial está de cara nova. Em meados de novembro, a Aliança Cooperativista Internacional (ACI) lançou sua nova logomarca, durante a Conferência Mundial que aconteceu na Cidade do Cabo, na África do Sul.  A nova marca nasce com a missão de traduzir para o espectador, imediatamente, os ideais cooperativistas. ”Esta logo chega no momento em que o cooperativismo mundial clama por uma identidade única. Acreditamos, realmente, que qualquer pessoa ao redor do mundo reconhecerá o cooperativismo quando vir essa logomarca. Agora, teremos uma logomarca que, espero, nos represente ao redor do mundo pelos próximos anos”, afirma a presidente da ACI, Dame Pauline Green.

A diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras se reunirá em breve para discutir a adoção dessa nova marca no Brasil. A organização ainda não tem posição definida sobre o assunto, mas se compromete a enviá-la às unidades estaduais e à sociedade tão logo debata o assunto com o quadro diretor e com os técnicos que compõem o Sistema OCB.

Novo símbolo - A nova logomarca, que substitui a bandeira do arco-íris com pássaros, traz a tipologia da palavra ”coop”. Elas foram desenhadas como elos de uma corrente, representando a união e a força do cooperativismo. O secretário-geral da ACI, Ed Mayo, lembrou que diversas imagens, ao longo da história, ajudaram o cooperativismo a transmitir sua mensagem. ”Abelhas, círculos, mãos e o arco-íris, já fizeram sua parte, mas agora temos uma nova marca. Seu lado mais emocionante é a possibilidade de ela poder ser usada por qualquer cooperativa ou representação cooperativista, pois pode ser compartilhada e identificada em qualquer parte do mundo”, afirma Mayo.

Domínio.coop - Junto com a nova marca, a ACI também facilitou a utilização do domínio ”.coop”. A intenção é que as cooperativas que ainda não têm site possam lançar suas páginas com essa finalização. Reforçando assim, o conceito visual da marca. A intenção do organismo internacional é que o máximo de cooperativas e entidades utilizem a marca, para fortalecer e identificar o movimento cooperativista em todo o mundo.

(Com informações da OCB)

 

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