Institucional

No ano de 1961, a luta no campo era árdua e rotineira e, muitas vezes, sem perspectivas. Patrocínio, não ficou alheia a esses movimentos. A ação foi criar uma cooperativa, através da qual se pudesse repassar insumos e produtos agropecuários para seus sócios. Em 08 de setembro, na Rádio Difusora de Patrocínio, produtores assinaram a ata de fundação e elegeram sua primeira diretoria.

Em dezembro de1961, adiretoria alugou um imóvel para a loja agroveterinária. Na década de70, aCooperativa passou a funcionar em sede própria, adquirida através de financiamento. Os diretores passaram a receber honorários, elegeu-se a primeira diretoria por voto secreto.

Cada diretoria deu a sua parcela de contribuição nessa História de sucesso. As obras, as ampliações, as aquisições, a assistência técnica têm a sua importância nesse cenário, mas torna-se fundamental lembrar que, ao longo dos anos, centenas de associados e colaboradores, anônimos para a comunidade, mas importantes para o crescimento e fortalecimento da Cooperativa e do município, se somaram aos diretores.

Há 50 anos que a COOPA está ao lado do produtor rural. Como uma grande família, envolve seus quase 2.400 mil cooperados, mais de 300 colaboradores, 18 Comunidades Cooperativas e grupos de Mulheres e Jovens Cooperativistas em momentos de partilha, de troca de idéias. Juntos, eles planejam e escrevem cada página dessa História.

A COOPA também faz parte, desde 2011, da Federação da Região do Cerrado Mineiro. Contempla de uma cadeira no Conselho Diretor da OCEMG/SESCOOP.  É sócia fundadora da CEMIL.

 

 

 

 

Facebook Twitter