a palavra do presidente do
conselho

Com a sua confiança e a união de todos, estamos reconstruindo uma Coopa forte!


É da história da agropecuária, em meio a momentos bons alternados com ruins. O clima, as manobras do mercado e as ações do governo têm feito o produtor rural ficar competente para sobreviver às oscilações de preços de seus produtos, dos insumos e equipamentos que usa.


Passamos por um período de mais de 10 anos em que o produtor tinha preço, crédito rural e apoio. Esse ciclo terminou há mais ou menos 4 anos. No último ano, os juros subiram mais, os insumos explodiram em preço e nossa moeda ficou muito fraca. Nesse contexto de altos e baixos, a COOPA caminhou bem até os anos de 2013/2014.

De lá pra cá, entrou em um processo arriscado de altas dívidas, grande imobilização de recursos financeiros e exagerados gastos com atividades não lucrativas. Entrou na maior crise de sua história: financeira e de credibilidade junto aos associados, fornecedores, credores e a comunidade em geral.

Em junho de 2017, um grupo abnegado de associados assumiu o Conselho de Administração da COOPA pensando sempre em reverter esse quadro.

Hoje, a COOPA tem todos os seus compromissos dominados. Pagou muito e alongou prazo para outros pagamentos. Serasa e SPC não estão mais na sua porta. Os serviços aos produtores começaram a voltar e os parceiros estão retornando em quantidade e qualidade.

Estimamos que, dentro de um ano e meio, nossa COOPA voltará a ser a cooperativa que almejamos.

Vamos em frente, ainda há muita luta.

Contem comigo!

Fausto Amaral da Fonseca
Presidente do Conselho de Administração